quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Exposição - Cenário da Memória





Mercado e Mercadores

Décima maquete do projeto Cenário da Memória contemplado pela LINC - Lei de Incentivo a Cultura de Sorocaba 2016 

No acervo de dez obras, esta retrata o antigo Mercado Municipal de Sorocaba, um dos principais cartões postais da cidade. Permaneceu nesta característica até a década de 1930, quando foi substituído pelo modelo atual em linhas art-déco. Tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico em 1988, o mercado  municipal passou por uma restauração e revitalização de seu entorno, com projeto de iluminação, de 2000 à 2003. Até hoje, com mais de sete décadas, continua sendo o principal centro comercial da cidade, onde oferece uma variedade de produtos e serviços. 

Medidas: 98cm x 57cm

Tempo de montagem: 12 dias

Ano: 2017














quarta-feira, 12 de julho de 2017

A Rua das Flores


Nona maquete do projeto Cenário da Memória contemplado pela LINC - Lei de Incentivo a Cultura de Sorocaba 2016 

No acervo de dez obras, esta retrata alguns casarões da Rua das Flores, atual rua Monsenhor João Soares, no centro da cidade. Em sua época era famosa pelo seu variado comércio que se espalhava em diversos sobradões, entre eles, a famosa Loja Americana e o clube do Vasco da Gama. Ainda hoje é um dos principais corredores comerciais do centro de Sorocaba, porém todo o patrimônio arquitetônico da rua das flores se descaracterizou devido ao avanço de novas construções. 

Medidas: 1mt x 57cm

Tempo de montagem: 22 dias

Ano: 2017
















Salve o Divino Espírito Santo!

Oitava maquete do projeto Cenário da Memória contemplado pela LINC - Lei de Incentivo a Cultura de Sorocaba 2016 

No acervo de dez obras, esta retrata a Igreja do Divino ou Capela do Divino, que fica no interior do Largo do Divino, no jardim São Paulo. O prédio foi erguido em 1887 e possui arquitetura colonial simples. A origem da devoção deu-se devido a chegada da imagem do Divino Espírito Santo vinda de Portugal em 1881 e que hoje encontra-se no interior da igreja. Em 1996, a capela foi tombada pelo município e em 2001 a capela iniciou a restauração. Na rua lateral do Largo foi erguida uma nova igreja em louvor ao Divino Espírito Santo também, para acomodar melhor os fiéis. Mas atualmente a igreja antiga é de grande importância cultural, devido a Festa do Divino ter se tornado motivo turístico na cidade. Além disso, há sete anos a Prefeitura retomou, junto de outras cidades, a Tropeada Itararé-Sorocaba, que refaz anualmente a rota dos antigos tropeiros vindos do sul e que paravam na igreja para receber a bênção do padre pelo fim da jornada. O movimento ocorre sempre em maio.

Medidas: 50cm x 57cm

Tempo de montagem: 24 dias

Ano: 2017