sábado, 9 de novembro de 2013

O Diário

     
 Esqueçam os velhos e coloridos diários da nossa geração, pois o "lance" nestes novos tempos são mais globais...




       Interessante como os valores mudam a cada geração. Há alguns anos, as meninas tinham diários protegidos por chave para que nem mesmo suas mães tivessem acesso a seus maiores segredos, que invariavelmente consistia em revelar o nome do garoto por quem seu coração batia mais forte. Hoje a coisa funciona exatamente ao contrário. Não apenas meninas adolescentes, mas também adultos de ambos os sexos, se esforçam para manterem suas vidas o mais expostas possível. Inversão de valores? Carência extrema? Distúrbio de comportamento? Fato é que, as redes sociais viraram um diário online, em especial o facebook, onde as pessoas narram passo a passo o seu dia a dia. "#Partiu facul. Fazendo café. Estou exausto, tô indo dormir. Cheguei agora, morrendo de fome, vou comer." Isso, para não lamentar, digo, citar as meninas que postam fotos semi nuas, fazendo caras e bocas, sensualizando geral. Oque antes era mantido em segredo, hoje é compartilhado para o mundo todo. A chave é de quem quiser, livre acesso.

      O mais intrigante é que essas pessoas, são as mesmas que se dizem violadas e ofendidas quando suas postagens são comentadas deliberadamente.

     Colocam suas vidas à disposição de todos, desfilam suas intimidades sem pudores e incomodam-se quando os convidados a fazerem parte de sua intimidade aceitam o convite sem cerimônia. 

      Certamente Freud teria um prato cheio ao visitar o facebook.

       Tem de tudo um pouco: Psicanalistas, filósofos, teólogos, filósofos da teologia, juízes, conselheiros, donos da verdade, médicos, loucos, ingênuos, maliciosos, gente do bem, gente do mal... o ser humano! De fato e de verdade. Com seus bichos escrotos, suas melhores máscaras, a demagogia exacerbada e sua eterna carência de platéia. 

      Há ainda aqueles que julgam todos a partir deles mesmos. Comentam, criticam, julgam e dão lição de moral em qualquer pessoa que atreva-se a expor seu pensamento sobre o que quer que seja.

 O facebook é lugar de exposição, lamentação, lavação de roupa suja, falsidade, mentira, acusações, especulações, investigações, ostentação, material de pesquisa de bandidos, amizades de faixada, desabafo, consultas sentimentais, divã... ou seja, é a vida como ela é, só que agora, compartilhada.
    Mas, como tudo nessa vida tem lados positivos e negativos, o facebook tem lá suas vantagens, principalmente para empresários, funcionários autônomos, publicitários, namoradas ciumentas e pessoas em busca de sua cara metade.
Nunca teve-se a oportunidade de ver o ser humano e sua dualidade tão de perto, tão expressivamente. 
Laboratório de atores.
Vitrine da vida.
Espelho falante.
Alter ego.

Compartilhe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário