terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como fazer uma Maquete de Favela

Aqui um pequeno passo a passo de como fazer uma maquete de favela...


1 passo - A base: Neste trabalho eu utilizei uma base de madeira (madeirit) na espessura de 1,5cm. Esta chapa tem 2,20mt de comprimento por 1,10 de largura. Mas você pode pedir para cortar na medida desejada, que no caso deste trabalho tem 1,70 x 1,10. Lembrando que quanto maior for a base, mais tempo e mais trabalho terá, dependendo do que for criar. 

É importante ter em mente por onde começar. Neste caso, dividi a parte onde seria feito a viela (iniciando na escada) A escada foi feita com papelão e revestida com rejunte na cor de cimento. O mesmo processo é utilizado na criação da calçada. Lembre-se de criar irregularidades e sujeiras, como bolor e pequenas depressões. 


2 passo - Criando barracos: Você pode começar a criar seus barracos imaginando como seria, a cor e o tamanho (fotos de lugares reais ajudam muito) e a partir daí ir "brincando" de pedreiro. É bom lembrar que toda esta obra é feita com papelão e sucatas em geral. O papelão utilizado é aquele mais grosso, com duas camadas, que são mais resistentes. Nesta foto, iniciei através de um boteco com todos os detalhes que o mesmo possui. É importante dizer também que se você for criar uma casa ou barraco com mobílias e ambientes, você deve começar sempre de dentro pra fora, antes de cobrir com laje ou telhado. 




O processo de envelhecimento requer betume dissolvido em tinner ou aguarrás, carvão e água. 


O processo de iluminação é a fase mais complicada e uma das que mais exige paciência e precisão. Antes de fechar a casa, vai colando as luzes (aquelas de Natal que não piscam) de modo que espalhe bem a luminosidade. Em alguns casos, você vai precisar de 2 ou 3 bicos de luz por ambiente. 

Este freezer é feito com papel paraná e iluminado com as mesmas luzes de Natal


Mesas e cadeiras também feitas com papel paraná. A garrafinha  você encontra em lojas de artesanato ou de miniaturas




3 passo - Tijolos baianos: Estes tijolinhos são feitos com isopor. Acessem o link abaixo de uma postagem por onde eu explico o passo a passo de como criá-los. 




Agora é brincar com a imaginação e criatividade na composição de sua favela. A situação dos barracos, as cores, tamanhos... É imaginar, criar histórias, isso ajuda a ir dando vida ao trabalho. Lembrando que é sempre fundamental ser um bom observador e analisar bem todos os detalhes de uma favela real e com isso acrescentar na sua maquete. 



Teste sempre as luzes para ver se alguma não queimou 






4 passo: Telhados: Estes telhados que imitam brasilite são feitos com o miolo do papelão (a parte ondulada) cortada em tiras e coladas uma sobre as outras, para dar volume. 




Daqui por diante não há tantos segredos. Atenção nas medidas quando cortar portas e janelas. (eu uso uma padrão para porta que é de 5cm de largura por 11cm de altura) E no mais é apenas imaginação, cortes, pinturas e muita paciência...




Os fios da luz de Natal devem ficar escondidos entre os barracos. Se não for possível, assuma o fio desde que ele pareça um "gato" 



Para colar os barracos use cola branca e cola quente...



Teste as luzes durante a noite para você observar a luminosidade noturna e o seu encanto...


E depois de 5 meses o resultado é este. Espero ter ajudado um pouco. Dúvidas? Por favor me perguntem...

Bom trabalho! 



16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Cara o seu trabalho é espetacular! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Babei. Extraordinário!

    ResponderExcluir
  4. Ficou excelente, muito realismo, rico em detalhes, perfeito! Faria um passo a passo, para confeccionar as janelas, portas, portas de aço do bar, postes, as manchas nas paredes, etc? Que tal uma kit ensinando criar esses cenários, por um preço acessível a todos?

    ResponderExcluir
  5. Duvido alguem descobrir que isso e uma maquete.Muito perefito. Parabens

    ResponderExcluir
  6. Duvido alguem descobrir que isso e uma maquete.Muito perefito. Parabens

    ResponderExcluir
  7. Dá pra fazer em 3 semanas uma favela de 9,5m de área e 1,5m de Altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, se você tiver uma equipe grande e engajada, talvez sim. Sozinho acho impossível. A menos que vc não se atenha aos detalhes.

      Obrigado!

      Excluir

  8. Gilman Baroni · Colégio Machado Sobrinho
    Parabéns, ficou ótimo, muito bom mesmo. Tenho uma dúvida, como são feitas as portas e janelas, elas abrem, será que poderia dar uma dica, valeu!

    ResponderExcluir
  9. Estou de queixo caído, nunca vi maquete tão perfeita como as suas. Principalmente uma maquete que tem como tema a favela.

    ResponderExcluir
  10. Quanta perfeiçao.. Gostaria de saber se ha cursos para maquetes.

    ResponderExcluir
  11. Quero uma pequena vi vende e pra escola feira cultural

    ResponderExcluir