quarta-feira, 30 de março de 2011

As Três Árvores





Havia no alto de uma montanha três árvores, ainda pequenas, que cresciam e sonhavam juntas. Sonhavam no que seriam depois de grandes. E assim, todo dia, repetiam entre si, seus sonhos.
A primeira, olhando as estrelas, dizia:
— Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. E, para tanto, até me disponho a ser cortada.
A segunda, sempre que olhava o riacho a correr, suspirava:
— Eu quero ser um barco grande para transportar reis e rainhas.
A terceira que amava aquele vale, que pulsava em vida, anunciava:
— Quero ficar aqui, no alto da montanha, e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem na grandiosidade de Deus.
Passaram-se muitos anos e, certo dia, três lenhadores subiram a montanha e as cortaram. As duas primeiras vibravam, ansiosas, por serem transformadas naquilo que sonhavam, porém, a terceira, nem tanto.
Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender sonhos de árvores. Assim, a primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho, cheio de feno, onde os animais vinham comer. A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes. A terceira foi cortada em grossas vigas e usadas na construção um estábulo para os animais, somente duas foram guardadas num depósito à espera de utilização.
Desiludidas e tristes as três irmãs árvores se perguntavam: Por quê?
Eis que, numa bela noite estrelada, uma jovem mulher prestes a dar à luz, não encontrando com o marido José lugar nas hospedarias, colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que abrigava o maior tesouro do mundo e que Deus não só realizara o seu sonho como ainda a privilegiara entre todas as árvores do mundo. E deu glória a Deus.
Anos mais tarde esse menino, agora homem, entrou num barco - o mesmo em que a segunda árvore havia se transformado-, e nele acabou dormindo, quando uma tempestade quase afundava a embarcação, o homem levantou-se e disse:
— Que se faça a bonança!
E veio a calma e a tranqüilidade no mar revolto, a segunda árvore, então, compreendeu que estava transportando o rei do céu e da terra.
Outros três anos se passaram. E numa fatídica sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e nela um homem foi deitado e pregado.
A princípio, a terceira árvore, sentiu-se horrível e cruel. Mas, dois dias depois, no domingo, aquele que em suas vigas tinha sido crucificado, ressuscitava dos mortos para subir ao céu. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho ao olharem para aquela cruz.
As árvores haviam tido sonhos e desejos... E os julgaram perdidos. Porém, eles aconteceram, e sua realização foi muito maior do que, jamais, haviam imaginado.
Assim, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, mesmo que, aparentemente, eles sejam impossíveis de se realizar.

Um comentário:

  1. Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase sempre, somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia.

    É importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um.

    ResponderExcluir