quinta-feira, 24 de março de 2011

Maquete - Uma Rua em Paraty





TítuloUma Rua em Paraty 


História

A colonização das terras brasileiras ocorreu pelo sistema de sesmarias, onde o donatário recebia um pedaço de terra e tinha a obrigação de colonizá-la no prazo de cinco anos, sob pena de perdê-la. No caso de Paraty e Angra dos Reis as sesmarias eram entregues a colonos da capitânia de São Vicente. A primeira sesmaria da região foi dada em 1560 em algum local do atual município de Angra dos Reis. Em 1593 foi doada nas proximidades do rio Paraty-Mirim a primeira sesmaria em Paraty.

Entretanto acredita-se que antes das doações da sesmaria já havia sido iniciado o processo de colonização de Paraty. Em 1563 o padre Anchieta passou duas ou mais vezes por Paraty visitando as aldeias de Iperoig (Ubatuba) e Araribá (Angra dos Reis), tentando fazer um tratado de paz entre os portugueses e os índios tupiniquins e tupinambás . Cunhambebe, cacique da aldeia Araribá e líder da Confederação dos Tamoios, manda construir para o padre Anchieta, no fundo do Saco de Mamanguá, à margem do rio Iriró, uma “casa grande de dizer missas e pernoitar”, em agradecimento ao padre por ter salvado índios da aldeia com varíola. Próximo a esse lugar existe um pico chamado Cairuçu que sendo uma corruptela de ocairuçu significa em tupi oca=casa e uçu=grande. Entretanto não conseguindo o acordo de paz, em 1565 o padre Anchieta passa mais uma vez por Paraty, pernoitando na Praia do Pouso e acompanhado de expedição guerreira para combater os tamoios em Uruçumirim (atual bairro da Glória no Rio de Janeiro)

Medidas85cm de comprimento - 45cm de largura 

Principais matérias-primaIsopor, papel paraná, massa corrida, rejunte  e 50 luzes (aquelas de Natal)

Postes de luzPapel  

TelhadosMiolo de papelão envelhecido com betume 

Rua: Seixos e rejunte

Estilo de arquitetura: Barroco português   

Cor predominanteBranco 

Tempo de montagem: 4 meses

Ano: 2011

Motivação: O interesse pelo estilo de arquitetura 

Nota: É um dos meus trabalhos mais expressivos . Dominando a simplicidade e o estilo bem brasileiro de arquitetura nos moldes do século 18 

Exposição: Acervo para mostra individual em 2012 














Nenhum comentário:

Postar um comentário