domingo, 18 de setembro de 2011

Pão Embolorado

 Enquanto isso, no MSN...


"- Bom dia, Edu!

- Bom dia :)

- Como estão as coisas?

- Bem, e com você?

- Bem também.

- E ae, ví uma postagem sua no Face...parece que está se amarrando de novo

- Como assim, me amarrando?

- É...parece que está flertando com alguém..pelo menos foi o que eu deduzí

- Apesar de deduções serem muito perigosas e quase sempre falsas em um rede social, desta vez você acertou.

- Sabia! Quem é?

- Você não conhece, não adiantaria eu te dizer. E outra, as coisas ainda estão bem cruas para serem servidas à mesa

- Nossa! É segredo?

- Não, é cautela.

- Te dou razão, depois de tudo que passou. E justamente por isso, cuidado para não se machucar. Esse lance de conhecer alguém por rede social é a maior furada, a maioria não quer saber de nada.

- Apesar de concordar em partes com o que disse, estou num terreno consciente. Eu não sou criança, ele também não. Já conversamos sobre isso e ambos decidimos que estamos em fase experimental. Sabemos que nada substitui o frente-a-frente e a mesma cautela que eu tenho, ele também tem.

- Ah Edu...Eu já passei por tantas, corrí atrás, nada deu certo. Só me ferrei. Está assim de maneira geral, e acha que será diferente com você? O que você tem é carência por estar só, aí, o primeiro que te dá bola você se apega. Eu não quero saber disso, por enquanto. Vou trabalhar, crescer, já me matriculei na academia e vou curtir a vida. Quem quiser que corra atrás e acho que você deveria fazer o mesmo.

- Você está certo quando diz que muitas vezes não dá certo. Só não acho que, pelo fato de ter dado errado com você, vai acontecer o mesmo comigo. Sei que as coisas estão complicadas hoje em dia, mas não completamente impossíveis, e o que eu tenho é carência sim, mas não a ponto de me apaixonar por qualquer borboleta que passa. Acho importante prestar atenção em si mesmo e dar prioridade para coisas particulares, mas você não consegue fazer tudo ao mesmo tempo? Se cuidar, mas também prestar atenção no que acontece à sua volta? Até quando vamos ser escravos da busca pela liberdade? E se eu vou atrás de academia, crescimento profissional e o escambal, por que não posso dar chance ao meu coração?

- Porque a gente sempre se ferra no final.

- A gente, não. Você. Conhecí pessoas maravilhosas que vieram de redes sociais. E pensar no final é uma forma de matar o que nem começou, condenar uma história que você não viu. Não estou interessado em começar algo pelo fim, prefiro aproveitar a jornada.

- Mesmo assim, sabe que sou seu amigo e sei que você se apega muito fácil. Cuidado, pois você irá se machucar.

- E como meu amigo, você deveria saber que eu crescí, não sou mais aquele adolescente que você conheceu. Como meu amigo, deveria saber que considero as experiências que passei, não generalizando tudo num grande barco furado, apenas acrescentando na maturidade e cautela. Como meu amigo, você deveria desejar-me sorte e ficar feliz com o que está acontecendo depois de tanto tempo que estou sem ninguém. Deveria sim, dar-me conselhos...mas vendo que a minha forma de agir é adulta, consciente e madura, compartilhar da alegria que estou vivenciando e não puxar-me para baixo.

- Nossa, seu grosso! Apenas me preocupo com você.

- Eu sei, mas procure ficar ao meu lado...e não puxar-me para trás."



Às vezes, eu tenho a impressão de que todo mundo quer que você fique na mesma maré que a maioria. Nunca vivemos uma época em que a tal da liberdade foi tão obrigatória. Liberdade que é usada como desculpa para ferir, brincar com os sentimentos dos outros e fazer sexo em quantidade. Essa busca desenfreada por interesses próprios, satisfazer o umbigo e sair ileso virou uma escravidão a qual poucos se deram conta. E todos querem compartilhar desse pão embolorado. 

Assumir um compromisso, apaixonar-se, escolher algo ou um caminho não quer dizer que não sou livre. Eu sou livre.

Mas também sei que forno aberto não assa pão novo.

Texto de Eduardo Drakonis 

3 comentários:

  1. É uma honra e um imenso prazer ter um texto meu, tão singelo, postado aqui.
    Muito obrigado, e adoro vc.

    ResponderExcluir
  2. Alias, seu texto é uma ótima pedida pra reflexão...

    ResponderExcluir