terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maquete - O Morro, a Favela



TítuloO Morro, a Favela 

HistóriaSão áreas degradadas de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infra-estrutura e sem regularização fundiária. Segundo a Organização das Nações Unidas, a porcentagem da população urbana que vive em favelas diminuiu de 47 por cento para 37 por cento no mundo em desenvolvimento, no período entre 1990 e 2005. No entanto, devido ao crescimento populacional e ao aumento das populações urbanas, o número dos moradores de favelas ainda é crescente. Um bilhão de pessoas no mundo vivem em favelas e esse número provavelmente irá crescer para 2 bilhões em 2030. Outro relatório da ONU, divulgado em 2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas na década de 2000.
O termo tem sido tradicionalmente referido a áreas de habitação que já foram respeitáveis, mas que se deterioraram quando os habitantes originais foram deslocados para novas e melhores partes da cidade, porém o termo também é aplicado aos vastos assentamentos informais encontrados nas cidades do mundo subdesenvolvido e em desenvolvimento.
Muitos moradores opõe-se energicamente contra a descrição de suas comunidades como "favelas", alegando que o termo é pejorativo e que, muitas vezes, resulta em ameaças de despejos. Muitos acadêmicos têm criticado a UN-HABITAT e o Banco Mundial, argumentando que a campanha criada pelas duas instituições denominada "Cidades Sem Favelas" levou a um aumento maciço de despejos forçados. 

Medidas1,82m de comprimento - 1,73m de largura 

Principais matérias-primasPapelão, sucatas em geral e 200 luzes (aquelas de Natal)

Antenas: Fundos de latinha de refrigerante  

Fios de poste: Linhas  

Estilo de arquiteturaPopular 

Cores predominantes: Diversas 

Tempo de montagem: 9 meses

Ano: 2009 

Motivação: Encomenda de um colecionador de artes 

Nota: Tenho um gosto especial em montar favelas pois ela me liberta do compromisso do tudo "limpo" e "certinho" que os outros, instintivamente me exigem. Favela pra mim é diversão, desordem e, claro, muita cor

Exposição: Esta obra não foi exposta 

































20 comentários:

  1. Muita linda a sua maquete!!!

    ResponderExcluir
  2. Você poderia nos fornecer essa maquete para uma mostra científica da febrace? de qual cidade você é?

    ResponderExcluir
  3. essa maquete esta muito linda vc ja tentou fazer uma sobre literatura

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do seu trabalho vcs realmente tem jeito pra coisa , segue em frente que vc vai longe.

    ResponderExcluir
  5. soraia.nobrega@hotmail.com30 de abril de 2011 às 14:10

    Me ensina a fazer essa maquete!Rs.Está perfeita, você é demais...

    ResponderExcluir
  6. Tem paciência pra fazer? rs.. mto obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Parabens pelo seu trabalho ;)
    Eu e meu grupo de trabalhos da faculdade fizemos o MASP e um pedaço da Av. Paulista à uma semana atrás, voce teve alguma referência ou estudo pra fazer sua maquete?

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado! Sim, eu visitei algumas favelas daqui para buscar idéias e estudar o perfil dos morros. Alias, isto é algo que sempre faço independente do tema a ser trabalhado. Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas tem do mas não usa,esse e um tipo de inspiração para qualquer artistas

    ResponderExcluir
  10. voce oferece cursos ou vende maquetes?

    ResponderExcluir
  11. Muito linda suas maquetes! Madalena.

    ResponderExcluir
  12. Espetacular! Sou doida por maquetes e há tempos venho pensando em fazer uma,justamente de favela porque acho interessante a composição das casas coloridas e luzes. Agora que vi a que você fez, babei. Vou tentar, mas em tamanho pequenino. Imagino o trabalhão que você teve. Meus parabéns, você é um artista. Já chegou lá.

    ResponderExcluir
  13. Trabalhos sempre dão, mas o resultado na maioria das vezes é satisfatório e convence. Bjos e obrigado

    ResponderExcluir
  14. OI SANTIAGO, SEU TRABALHO É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!! VC TEM FACEBOOK? EU TRABALHO COM CENÁRIOS EM MINIATURA E ACHEI VC PERFEITO, QUER TROCAR IDEIAS? Perla Rocha Rocha ou perlarocha.rocha@facebook.com CHEGA LÁ E DEIXE SEU RECADO, AQUELE ABRAÇO!!!!!!

    ResponderExcluir